• maisd60@maisd60.com.br

A calistenia em praças públicas

Você não tem esses aparelhos na praça do seu bairro?


Na tranquila praça central da cidade, um grupo de idosos se reúne todas as manhãs sob a sombra generosa de uma grande árvore. O local, adornado com flores e bancos de madeira, tornara-se o seu refúgio, um espaço onde a saúde e a amizade continuavam a florescer mesmo na terceira idade.

Nos últimos meses, novas instalações de calistenia foram inauguradas na praça.

Barras horizontais, plataformas e equipamentos de alongamento se destacavam entre as flores vibrantes, atraindo a atenção dos moradores locais. Maria, uma senhora de 65 anos, foi uma das primeiras a experimentar as novidades. Com seu cabelo prateado e um sorriso aberto, ela clamou os braços como se estivesse abraçando o sol, enquanto tentava executar um movimento na barra.

“Venham, não tenham medo! Isso faz maravilhas!” exclamou Maria, encorajando os amigos. João, de 68 anos e um pouco relutante, decidiu juntar-se a ela. Assim, um por um, os outros foram se aproximando, fascinados pela ideia de se manterem ativos. Com o passar dos dias, os risos ecoaram pela praça, enquanto movimentos alegres e desajeitados se transformavam em danças de saúde e vitalidade.

Essas sessões matinais não apenas melhoraram a resistência física do grupo, mas também fortaleceram laços de amizade e carinho. Todos sentiram uma nova leveza ao caminhar em casa, com o coração agitado como um motor revigorado.

Em meio a risadas e histórias, descobertas que o cuidar da saúde era ainda mais gratificante quando realizado em boa companhia. E na praça pública, as sementes da felicidade germinaram, inspirando uma nova era de bem-estar para todos os envolvidos.

Você não tem esses aparelhos na praça do seu bairro?

Infelizmente, algumas prefeituras não disponibilizam aparelhos de calistenia para atividades físicas.  Quando o fazem, muitas apenas valorizam o dia da instalação e esquecem que tais aparelhos precisam de manutenção.

A turma do +D60 levanta essa questão como relevante, uma vez que esses aparelhos são importantes para a saúde e qualidade de vida dos idosos que não podem pagar por uma academia; ou acreditam que os exercícios ao ar livre e junto de seus iguais, também idosos, geram muito mais benefícios.

Instalar aparelhos de calistenia em praças públicas e cuidar de sua manutenção é o que pleiteia a turma +D60!

#maisdesessenta #terceiraidade #saúde #idoso #qualidadedevida #cidadania

Por Carlos Santarem

Pai de três filhos e avô de dois netos *** Escritor, Palestrante, Farmacêutico Bioquímico com habilitação em indústria e análise de alimentos e indústria farmacêutica, Tarólogo, e Terapeuta Floral *** *** Autor dos livros “Reino dos Sensos”, “Eu mereço um dia com boas práticas”, "Sensos da Qualidade - E o segredo da sobrevivência e do Sucesso", "A Odisseia de um pequeno ato de inclusão" e “Autora, a foca albina – Uma história que trata sobre pertencimento” *** *** Com especializações em Gestão da Qualidade; Boas Práticas, ISO Lead Auditor. *** *** Principais Prêmios e Títulos: *** *** 2011: Moção de Louvor, Aplausos e Congratulações pelos excelentes serviços prestados ao Estado. Assembleia Legislativa – RJ.*** *** 2007: Ordem do Mérito Farmacêutico Internacional - Grande Oficial- Conselho Federal de Farmácia. *** *** 2006-Diretor Presidente (2006-2007), CRF-RJ. *** ***

Pular para o conteúdo