Existem muitos parâmetros científicos destinados a medir o grau de envelhecimento das pessoas. Agora, recentemente, um teste simples se apresenta como um dos indicadores, ao mesmo tempo em que nos estimula a trabalhar exercícios de equilíbrio.
Segundo uma pesquisa realizada pela Mayo Clinic, uma organização sem fins lucrativos da área de serviços médicos dos Estados Unidos, o tempo no qual uma pessoa consegue ficar em pé, em uma só perna, pode ser uma maneira de medir o impacto do envelhecimento. A pesquisa foi publicada pela revista acadêmica PLOS ONE.
Entre vários aspectos da pesquisa, em resumo, podemos nos considerar bem se pudermos ficar de pé em uma só perna por, no mínimo, 30 segundos.
São muitas as formas de ficar de pé com apenas uma das pernas. Os exercícios são vários e devem ser praticados com a perna dominante e a outra. É uma maneira de treinar o equilíbrio sem aparelhos especiais. Ficar em tal condição na perna não dominante mostra que você está muito bem.
Os exercícios de equilíbrio reduzem a incidência de quedas!
Caso você ainda não tenha praticado esta atividade, experimente agora. Pedir a ajuda de uma pessoa acompanhante no início pode ser uma boa pedida.
O certo é que a cada dia, com a prática, o seu tempo aumentará; a sua segurança também. Junto com ela, a sua qualidade de vida.
#maisdesessenta #terceiraidade #saúde #idoso #qualidadedevida #cidadania #equilibrio