• maisd60@maisd60.com.br

Mês: novembro 2024

Em 2023, expectativa de vida chega aos 76,4 anos e supera patamar pré-pandemia | Agência de Notícias

Conheça o nosso canal +D60 no YouTube em @maisde60oficial

Uma pessoa nascida no Brasil em 2023 tinha expectativa de viver, em média, até os 76,4 anos, um acréscimo de 11,3 meses em relação ao ano anterior, superando o patamar pré-pandemia. Para a população masculina, o aumento foi de 12,4 meses, passando de 72,1 anos para 73,1 anos. Já para as mulheres, o ganho foi um pouco menor: passando de 78,8 anos para 79,7 anos (cerca de 10,5 meses).

Essas informações estão disponíveis na Tábua de Mortalidade 2023, divulgada hoje (29) pelo IBGE, que trazem as expectativas de vida nas idades exatas até os 90 anos, para o Brasil, e são usadas como um dos parâmetros para se determinar o fator previdenciário, no cálculo das aposentadorias do Regime Geral de Previdência Social.

Origem: Em 2023, expectativa de vida chega aos 76,4 anos e supera patamar pré-pandemia | Agência de Notícias

Estudo da USP revela que mulheres na terceira idade ficam dependentes de jogos de azar com maior facilidade

Conheça o nosso canal +D60 no YouTube em @maisde60oficial

As primeiras apostas ocorrem mais tarde, por volta dos 40 anos. O quadro patológico aponta menos impulsividade. Mas o tempo que os idosos levam para procurar ajuda, em relação à população adulta viciada em jogo, é quase o dobro. São cerca de sete anos, entre perdas econômicas e sociais graves, para que pessoas de mais de 60 anos busquem algum tipo de tratamento ; contra uma média de quatro anos entre os adultos. A análise de gênero somente entre o grupo dos idosos revela um dado ainda mais alarmante: enquanto os homens desenvolvem a patologia em um período de duas décadas, aproximadamente, são necessários apenas quatro anos para as mulheres se tornarem doentes compulsivas.

Origem: Estudo da USP revela que mulheres na terceira idade ficam dependentes de jogos de azar com maior facilidade

Nota do site +D60: embora não seja um estudo recente, ele levanta com seriedade uma questão crítica em um momento especialmente delicado no país com a legalização de vários tipos de jogos de azar. Vale uma leitura e uma reflxão a respeito.

Previdência quer proibir uso de aposentadorias e pensões em bets

Conheça o nosso canal +D60 no YouTube em @maisde60oficial

Ministro argumenta que a medida seria semelhante à proibição do uso dos benefícios assistenciais, como o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada.

Lupi fez uma palestra no Instituto dos Advogados do Brasil, no Rio de Janeiro, nesta sexta-feira e chegou a classificar o mercado das bets como um “sistema mafioso”. Em entrevista ao final do evento, também foi enfático: ” Eu não quero ser arbitrário, nem autoritário. Eu entendo que é o dinheiro do cidadão, mas eu entendo também que não é para isso que existe aposentadoria e pensão. É para garantir o sistema de sobrevivência da pessoa. E jogo, em nenhuma parte do mundo, é sistema de sobrevivência “.

Origem: Previdência quer proibir uso de aposentadorias e pensões em bets

Comissão de Constituição e Justiça aprova permissão para que Anvisa amplie prazo de validade de remédios – Notícias

Projeto de lei ainda será analisado pelo Senado

Origem: Comissão de Constituição e Justiça aprova permissão para que Anvisa amplie prazo de validade de remédios – Notícias

De acordo com o projeto, a alteração poderá ser determinada pela Anvisa na renovação do registro de medicamentos, desde que fundamentada em evidências científicas de manutenção da segurança e eficácia além do prazo previamente estabelecido.

Conheça o nosso canal +D60 no youtube!

Quantas idades você tem?

Está é uma pergunta fácil de responder e ela é, segundo os estudiosos, comum a todos nós.

Já é aceito que a idade cronológica não é a única forma de medir o envelhecimento, uma vez que existem outras variáveis de importância.

Isso mesmo; são quatro as idades:  a cronológica, a biológica, a psicológica e a social.

Diferentemente da primeira, nenhuma das demais é mensurada pelos anos de vida. Os indicadores são outros…

…E podemos atuar em cada uma delas, melhorando a nossa qualidade de vida. Em outras palavras, podemos ter idades melhores do que nossa idade cronológica!

A idade biológica considera muitos aspectos que afetam a saúde e a longevidade de uma pessoa, como as condições de saúde (doenças crônicas, por exemplo); o estilo de vida (frequência de exercícios físicos, hábitos alimentares, consumo de álcool e tabaco, por exemplo); a genética (predisposições hereditárias para certas doenças, por exemplo) e saúde mental (qualidade de sono, nível de estresse, por exemplo).

A idade psicológica considera outros aspectos não menos importantes como a nossa autoimagem (como nos enxergamos comparando-nos com indivíduos da mesma faixa etária); a nossa maturidade emocional; a nossa saúde mental (nível de felicidade e ansiedade, por exemplo) e os nossos interesses (estilo de vida e hobbies, por exemplo).

A idade social coloca a pessoa em determinados conceitos. Aí, o +D60 faz uma provocação:

O quanto você está investindo em desenvolver novas habilidades, como, por exemplo, tocar um novo instrumento, aprender um novo idioma, jardinagem, desenho, crochê, dominar os novos aplicativos de celular ou outras quaisquer?

O quanto você tem de disposição para um novo propósito de vida como, por exemplo, seguir uma nova atividade laboral, realizar atividades comunitárias, trabalhos voluntários ou uma atividade de mentoria, entre outras?

O certo é que, ao contrário da idade cronológica, podemos interferir em nossas outras idades em favor de nossa qualidade de vida!

Mais de uma vez, em minhas palestras, eu já ouvi: “Você não parece a idade que tem!”

Hoje, quando me perguntam “Qual é a sua idade?”, para estimular uma reflexão a respeito, eu respondo: Qual delas?


#maisd60 #idoso #idade


Conheça o nosso canal no YouTube em https://www.youtube.com/@maisde60oficial


“Quantas idades você tem?”está licenciado sob CC BY-NC-ND 4.0© 2 por C 

Freud. Ele pediu a eutanásia.

Freud pediu para morrer. Ele sofria com um câncer inoperável na mandíbula e no palato.

Atendendo ao seu pedido e diante de seu sofrimento, Max Schur, seu médico, injetou uma dose letal de morfina em seu paciente e amigo.

O ano? 1939; o procedimento? A eutanásia assistida; e Freud estava com 83 anos.

Sem discutir os aspectos morais, éticos e legais, esse fato retrata um sentimento que não é raro entre as pessoas com idade avançada. O desejo de morrer.

Atualmente a eutanásia ativa (a injeção de uma substância para provocar a morte do paciente com o seu explícito consentimento) é aprovada em vários países, entre eles, Holanda, Canadá e Portugal.

No Brasil, a prática é ilegal, mas o tema está muito vivo em muitos debates e fóruns dos mais variados.

Melhor seria que nossos velhinhos não desejassem morrer..

O que estamos fazendo?


#maisd60 #freud #idoso #eutanásia


Conheça o nosso canal no YouTube em https://www.youtube.com/@maisde60oficial


“Freud. Ele pediu uma eutanásia”está licenciado sob CC BY-NC-ND 4.0© 2 por C 

Pular para o conteúdo