• maisd60@maisd60.com.br

Mês: dezembro 2022

Cuidando do meu cão idoso, o meu velho amigo

A companhia canina de muitos idosos pode estar envelhecendo também e merecendo cuidados especiais que antes não eram necessários.

O +D60 buscou algumas referências e dicas que podem facilitar e até melhorar a vida de nossos pets que estejam vivendo a velhice. Antes de qualquer coisa, e independentemente da idade, o cuidado nº 1 é a orientação e o acompanhamento periódico de um médico veterinário.

Outros cuidados são importantes e os listamos aqui para a sua avaliação, reforçando que seu cão é único e cada dica, antes de ser implementada, deve ser avaliada, considerando os aspectos particulares do seu pet. Novamente, a visão acadêmica e a experiência do seu médico veterinário serão cruciais.

Vejam as dicas que separamos:

  1. Assegurar uma atividade física periódica
  2. Monitorar suas caminhadas por rastreadores GPS
  3. Programar uma rotina de exercícios
  4. Fazer brincadeiras de exercício mental (esconde-esconde, por exemplo)
  5. Oferecer uma alimentação adequada para a idade
  6. Manter a saúde bucal
  7. Assegurar a sua proteção contra parasitas
  8. Dar atenção especial aos cuidados da pele e do pelo
  9. Seguir o programa de vacinação
  10. Realizar exames laboratoriais periódicos
  11. Substituir as coleiras comuns por peitorais
  12. Facilitar seu sono através de cama ortopédica e térmica
  13. Calçar com meias antiderrapantes em seus passeios
  14. Colocar as tigelas de refeição e água não mais diretamente no piso, mas em um patamar mais elevado e confortável.
  15. Colocar em mais de um lugar uma tigela com água (você acha que só você pode esquecer onde estão as coisas?)
  16. Instalar luz noturna em ambientes críticos como perto da comida, da água e de escadas
  17. Instalar barreiras de segurança (portões para cães) em escadas e entre ambientes especiais, como a cozinha.
  18. Substituir o assoalho de certos cômodos por assoalhos de carpetes (importante: os tapetes comuns podem facilitar a vida dos pets idosos, mas são um risco para seus donos idosos!)
  19. Monitorar seu pet com câmeras interativas nos momentos em que você não está em casa.
  20. Passar mais tempo com o seu cachorro velho e querido.

Esta última dica é a mais importante. Tanto para os humanos idosos, quanto para os nossos queridos pets, o carinho e a atenção é o melhor remédio para qualquer idade, principalmente para a velhice.

Referências:

Caring for a senior dog

8 Useful Tips on How to Care for a Senior Dog

10 Tips for Taking Care of a Senior Dog

#maisd60 #carlossantarem #pet

A companhia de um robô chamado Grace

“Conheça Grace, o robô humanoide que oferece companhia em uma casa de repouso em Montreal

Grace passará um tempo com idosos na Résidence Pearl & Theo como parte do estudo sobre a solidão

Projetado pela equipe do Laboratório GeriPARTy, Grace visitará a Résidence Pearl & Theo duas vezes por semana durante as próximas oito semanas como parte de um estudo conduzido pelo Hospital Geral Judaico de Montreal.

Seu objetivo durante cada sessão de 30 minutos será fazer companhia aos idosos que vivem em asilos e ajudar a quebrar o isolamento social.

“Esperamos que as interações com Grace possam dar [aos idosos] um espaço para desabafar, serem ouvidos ativamente, terem interações sociais e se divertirem”, disse ela.”

Veja mais sobre a matéria


Veja o vídeo e saiba mais sobre Grace

#maisd60 #carlossantarem #robo #idoso

Os bifes cobertos de ouro

“Folhas de ouro que cobrem carne de restaurante famoso só custam R$ 60

Depois que a polêmica surgiu quando jogadores da seleção brasileira comeram carne banhada a ouro no Catar, muitos questionaram se era prejudicial ingerir o metal.

No entanto, a especialista em carnes Paty Nobre afirma que o uso da folha de ouro é comum na culinária e não faz mal ao organismo. Na verdade, a folha de ouro é 100% pura e não é tão cara quanto muitos pensam – um pacote com 10 folhas pode ser adquirido por apenas 60 reais.

Segundo Nobre, 8 folhas são suficientes para embrulhar um pedaço de carne de 700 gramas em uma experiência culinária em casa. Então, o que faz um prato do restaurante Nusr-Et, do famoso chef Nusret Gökçe, custar 9 mil reais?

Segundo Nobre, é a experiência gastronômica de comer a carne dourada que torna o prato tão caro, e não o custo da matéria-prima. Nobre explicou ainda que as folhas de ouro não alteram o sabor nem a textura dos alimentos e derretem rapidamente na boca.

As folhas de ouro são tão finas e leves que derretem na boca, misturando-se com a comida. Paty conta que o apelo está na experiência visual de embrulhar uma guloseima em ouro. Em outras palavras, é uma aventura visual e não gustativa.”

Veja mais a respeito

#maisd60 #carlossantarem #culinária

Uma receita simples e sábia para encararmos a velhice.

“A Invenção de uma Bela Velhice | Mirian Goldenberg

Mirian Goldenberg oferece-nos em uma palestra de 18 minutos, nos moldes da TED, sobre a relação da velhice com a felicidade. Isso de uma maneira leve, agradável e impregnada de uma sabedoria ímpar.

Através de suas pesquisas, ela mostra que “as pessoas mais velhas, se tiverem boa saúde e estabilidade financeira e afetiva podem se sentir tão felizes quanto as mais jovens”.

Em especial para as mulheres mais velhas, Mirian Goldenberg dá uma receita: priorizar o tempo para cuidar de si mesmas, aprendendo a dizer “não”; realizar uma faxina existencial, tirando de suas vidas todas as pessoas que só fazem mal, que só criticam, e sugam a nossa energia: os verdadeiros vampiros sociais; aprender a ligar o botão do foda-se; valorizar a importância das amigas e, por fim, rir e brincar muito mais!”

Assista a palestra

#maisd60 #carlossantarem #velhice #idoso

Inglaterra: Idosa morre atropelada por ciclista

“Uma idosa morreu duas semanas depois de ser atropelada por uma bicicleta em um caminho de sirga à beira de um rio.

A polícia de Thames Valley disse que a mulher, de 80 anos, sofreu ferimentos graves quando foi atingida pela bicicleta híbrida em Iffley Lock, no rio Tamisa, perto de Oxford, em 20 de novembro.

Ela foi levada para o Hospital John Radcliffe, mas morreu na sexta-feira.

A polícia disse que havia outros caminhantes no caminho no momento e apelou para testemunhas.”

Acesse a fonte

#maisd60 #carlossantarem #idoso #mobilidade  – 06/12/2022

Qual o tempo ideal para atropelar um idoso?

Transporte-se para um planeta imaginário onde existam motoristas despreparados, sem a mínima noção de cidadania, alguns até mesmo irracionais.  Agora, coloque um desses motoristas parado com o seu carro (já engrenado) em um sinal de trânsito (semáforo) e desesperado para “dar a largada” e continuar sua viagem interrompida por “pedestres inconvenientes” que estão atravessando na faixa destinada a eles (os pedestres).

Imagine a cena na qual o olhar raivoso do dito motorista parece lançar faíscas de ódio; de sua boca com seus dentes cerrados escorre uma baba estranha e suas mãos agarradas com força ao volante parecem capazes de quebrar a peça. Insira nessa cena, o rugido do motor, propositadamente, feito pelo motorista para criar um verdadeiro cenário de terror! Tudo isso, enquanto, desesperados, os pedestres atravessam a rua.

Coloque agora nesse grupo de pedestres, uma senhora linda com seus 75 anos que divide com os outros pedestres o desafio de atravessar a rua em tempo hábil, considerando que o tempo do sinal de trânsito não é favorável a ela. Isso mesmo; ela pode estar no meio de sua travessia e o sinal liberar o trânsito para os motoristas!

“Uau! Uma velhinha!”. Em um cálculo simples de S=VxT, o motorista mede a distância, considerando todas as variáveis e já sabe qual a velocidade imprimir para poder atropelá-la. No momento da largada, enquanto avança acelerando seu carro, pressiona a sua buzina chamando a atenção de todos para assistir a cena!  Não tenha dúvidas, o dito motorista somente prosseguiu viagem depois que o sinal de trânsito assim permitiu!

Azar da “velhinha”, não é mesmo!?

Ainda bem que todo este exercício é fruto de minha imaginação e tal cena seria impossível de acontecer nas principais vias brasileiras.

O fato é que todos os cálculos usados para determinar o tempo de um semáforo não consideram, em sua maioria, o tempo de travessia na velocidade média do andar de um idoso!

Em São Paulo, o intervalo entre o abrir e o fechar a passagem do pedestre é calculado considerando a velocidade de um transeunte que caminhe a uma velocidade de 1,2 metro por segundo. Trabalhos realizados mostram que a velocidade média de um idoso é de 0,75 metro por segundo. É uma tragédia anunciada!

Estamos falando da maior cidade brasileira, mas sabemos que em outras cidades a velocidade de travessia nem é considerada, valendo no cálculo outras variáveis como fluxo de veículos, horário do “rush”, entre outros.

Ainda temos da fazer muito em termos de mobilidade urbana. Por enquanto, pelo menos, sabemos qual o tempo ideal para atropelar um idoso atravessando o sinal…

#maisd60 #carlossantarem #mobilidadeurbana #idoso

Licença Creative Commons
“Qual o tempo ideal para atropelar um idoso?” de Carlos Santarem está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional.

Aumento da pensão por morte?

“Regras da pensão por morte e aposentadoria podem mudar em 2023

Equipe de transição do governo Lula, identificou regras que podem reduzir o valor dos benefícios, deixando de pagar a pensão por morte e aposentadoria por invalidez integralmente.

Dentre os principais benefícios previdenciários pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), dois deles podem passar por mudanças a partir do próximo ano, sendo eles a pensão por morte e a aposentadoria por invalidez.”

“…os integrantes do novo governo querem que a cota familiar que hoje é de 50% suba para algo em torno de 70% a 80%, mantendo ainda a cota por dependente.”

#maisd60 #carlossantarem #aposentadoria

Pular para o conteúdo