• maisd60@maisd60.com.br

Mês: outubro 2022

Farmácia popular: Divulgação obrigatória da lista de remédios gratuitos

Comissão aprova projeto que obriga farmácias a divulgarem lista de remédios gratuitos oferecidos pelo SUS

Proposta ainda precisa ser analisada pela CCJ e pelo Senado

A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que obriga as drogarias conveniadas ao Programa Farmácia Popular do Brasil a divulgarem a lista de medicamentos oferecidos gratuitamente ou com preços subsidiados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), de acordo com regras a serem definidas posteriormente. Pelo texto, o descumprimento será considerado infração à legislação sanitária.

O projeto inclui a medida na Lei 13.021/14, que trata do exercício das atividades farmacêuticas.

Veja ais a respeito

#maisd60 #farmaciapopular #medicamento #farmácia #carlossantarem

Programas habitacionais: Novo projeto reserva parte das unidades residenciais a idosos

Comissão aprova proposta que reserva às pessoas idosas parte da oferta de programas habitacionais

Relatora lembra que, em 2060, cerca de 1/3 da população brasileira deve ser idosa

A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que reserva aos idosos parte das unidades residenciais ofertadas em programas habitacionais públicos ou subsidiados com recursos públicos.

O texto aprovado altera o Estatuto do Idoso para determinar a reserva de pelo menos 3% das casas ou apartamentos para atendimento às pessoas idosas. No caso de iniciativas financiadas integralmente com dinheiro público, as pessoas idosas terão preferência em até 5% das moradias.

A relatora lembrou que as pessoas idosas representam hoje cerca de 15% da população, mas em 2060 deverão corresponder a 32%. “Com o envelhecimento populacional, nada mais justo que seja atualizada a reserva mínima de unidades habitacionais destinadas às pessoas idosas”, disse Carmen Zanotto.

Veja mais a respeito

#maisd60 #moradia #carlossantarem – 21/10/2022

Editorial – Em nome de nossos netos e netas! Em nome das crianças!

A turma +D60 no Brasil foi criança em um país onde viu e até mesmo conviveu com coleguinhas vítimas da poliomielite. Da mesma forma, alguns tiveram em suas famílias pais, tios ou avós afetados pela doença. Diante de um quadro feio e tão próximo, não foi difícil convencer os pais a levarem seus filhos para vacinar; também não foi difícil convencer a garotada. Além disto, campanhas maciças de esclarecimentos reforçavam a necessidade da vacinação e ensinavam que seus benefícios não se restringiam exclusivamente a um indivíduo, mas à sociedade na qual ele vivia.

Hoje, constatamos que muitos pais não acreditam nas vacinas de qualquer tipo, contra qualquer mal, inclusive os epidêmicos. Particularmente, eu já ouvi uma pessoa dizer que “Fulano foi vacinado e morreu da doença”. Creio que ela seria incapaz de dizer que o Fulano tomava remédio do coração e morreu de ataque cardíaco. Isto porque, no caso das vacinas, a desinformação parece se multiplicar pelo mundo todo.

No Basil, 16% dos pais estão deixando de vacinar seus filhos contra doenças que já estão controladas como se elas, ao invés de “controladas”, tivessem deixado de existir. A frase “O que não vemos não existe” é uma inverdade absoluta; serve para o ar e para o que está na escuridão. Nessa escuridão está a inocência que nasce da ignorância e que pode provocar a morte de muitas crianças brasileiras. É uma tragédia anunciada, caso não mudemos a rota.

A turma +D60 se posiciona em nome de nossas crianças, filhos e netos. Vamos (levar para) vacinar!

Veja mais a respeito

#maisd60 #vacinas #saúde #carlosantarem

A Espanha e os medicamentos contra estresse e depressão

A Espanha e os medicamentos contra estresse e depressão

“Uma em cada cinco pessoas na Espanha afirma ter tomado medicação contra estresse e depressão no último ano, número semelhante à média mundial, 18%. A saúde mental é a doença que mais preocupa os espanhóis, atrás do câncer, e sobe 16 pontos em relação a 2021.

Estes são os dados do relatório “Health Service Monitor 2022″ realizado pela Ipsos, empresa global de pesquisa e pesquisa de mercado, por ocasião do Dia Mundial da Saúde Mental, que se comemora neste 10 de outubro e no qual abordam diversos aspectos, um deles medicação.

Dentre os problemas de saúde mental das sociedades desenvolvidas, destacam-se o estresse, a ansiedade e a depressão, e para eles a medicação é um dos recursos usuais.”

Veja mais a respeito

#maisd60 #stress #depressão #medicamento – 10/10/2022

No atestado de óbito consta “Old Age”. Indicar “velhice” como causa da morte da rainha é um erro?

Coroação, Real, Coroa, Realeza, Monarca, Coroa De Ouro

No atestado de óbito consta “Old Age”. Indicar “velhice” como causa da morte da rainha é um erro?

Listar a velhice como causa de morte para a rainha é enganoso

Em relação ao atestado de óbito da rainha, a velhice não é uma doença e, portanto, não deve ser usada como causa de morte (a rainha Elizabeth morreu de ‘velhice’ atestado de óbito diz, 29 de setembro). Uma ampla coalizão de gerontologistas e grupos de envelhecimento e direitos humanos se opõe fortemente ao uso da velhice ou envelhecimento como um fator de diagnóstico porque legitima e amplia o idadismo, reforça as falsas alegações da indústria antienvelhecimento, obscurece as múltiplas causas de envelhecimento tardio. vida doente, e prejudica o tratamento e a prevenção. Embora a velhice seja fator de risco para muitas doenças, ela é heterogênea, com variação individual e muitas associações positivas, como o bem-estar subjetivo. Seu uso como causa de morte é impreciso e enganoso.”

Veja a matéria na íntegra

#maisd60 #idadismo – 04/10/2022


Siga o site +D60 e compartilhe. Você receberá os novos posts por e-mail!


Veja o artigo

Posso entrar na cabine de votação com alguém +D60? Sim!

Senior, Idoso, Pessoas, Casal, Velho, Amigos, Lazer

O exercício da cidadania

Sim, esta é a resposta, conforme determina o Tribunal Superior Eleitoral. Você pode até digitar o número que a pessoa +D60 desejar, desde que algumas condições sejam atendidas.

Ela tem de ser de confiança do eleitor +D60 e sua presença na cabine deve ser imprescindível para que a votação ocorra. O acompanhante não pode estar a serviço da Justiça Eleitoral, de partido político ou de coligação.

Isto vale, não exclusivamente para os +D60, mas também para pessoas com deficiência, com mobilidade reduzida, gestantes, lactantes e pessoas com crianças de colo.

Veja mais a respeito no próprio site do TSE

#maisd60 #eleições

Vamos malhar!? Com pesos!?

Esportes, Haltere, Peso, Pesos De Barra, Barra

Exercício com pesos ligados a menor risco de morte precoce, diz estudo

“Adultos mais velhos podem se beneficiar da rotina, incluindo aeróbica e atividades de fortalecimento, de acordo com pesquisadores.

O exercício regular com pesos está associado a um menor risco de morte prematura, de acordo com o maior estudo do gênero.

E garantir que sua rotina semanal de exercícios inclua pesos e atividades aeróbicas parece ter um efeito benéfico ainda maior, dizem os pesquisadores. Suas descobertas foram publicadas no British Journal of Sports Medicine.”

Veja a matéria

#maisd60 #exercícios – 02/10/2022

Pular para o conteúdo